Inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Esse é objetivo do convênio que o Sebrae
assinou com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) nesta
sexta-feira (20), durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), na capital
paulista. Participaram da assinatura o presidente do Sebrae, Luiz
Barretto, o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, e
o presidente do In-Mod, Paulo Borges.
Por meio do projeto Contextualizar na Moda, o convênio vai promover a inovação nas micro e pequenas empresas do setor, incentivar a conquista de novos mercados, articular e fortalecer a rede de parceiros e estimular a cultura do empreendedorismo nas empresas participantes. A meta é quebrar o tabu de inacessibilidade desse mercado para os pequenos negócios.
“A moda é um segmento da economia criativa em que o Sebrae tem investido muito e traz oportunidades não apenas para pequenas empresas do segmento têxtil e confecção. O convênio com o In-Mod vai nos permitir aproximar os pequenos negócios também dos ramos de calçados e acessórios e com foco no mercado do design, o que é altamente inovador”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano acontece até a próxima terça-feira (24).
O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.
A estimativa, segundo a gerente de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches, é de que o projeto alcance cerca de 8 mil empresas de todo o país. “Queremos sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”, afirma.
O projeto é a concretização de uma intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam já nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.
Por meio do projeto Contextualizar na Moda, o convênio vai promover a inovação nas micro e pequenas empresas do setor, incentivar a conquista de novos mercados, articular e fortalecer a rede de parceiros e estimular a cultura do empreendedorismo nas empresas participantes. A meta é quebrar o tabu de inacessibilidade desse mercado para os pequenos negócios.
“A moda é um segmento da economia criativa em que o Sebrae tem investido muito e traz oportunidades não apenas para pequenas empresas do segmento têxtil e confecção. O convênio com o In-Mod vai nos permitir aproximar os pequenos negócios também dos ramos de calçados e acessórios e com foco no mercado do design, o que é altamente inovador”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano acontece até a próxima terça-feira (24).
O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.
A estimativa, segundo a gerente de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches, é de que o projeto alcance cerca de 8 mil empresas de todo o país. “Queremos sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”, afirma.
O projeto é a concretização de uma intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam já nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.
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