terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Convênio Sebrae e In-Mod

Inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Esse é objetivo do convênio que o Sebrae assinou com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) nesta sexta-feira (20), durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), na capital paulista. Participaram da assinatura o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, e o presidente do In-Mod, Paulo Borges.

Por meio do projeto Contextualizar na Moda, o convênio vai promover a inovação nas micro e pequenas empresas do setor, incentivar a conquista de novos mercados, articular e fortalecer a rede de parceiros e estimular a cultura do empreendedorismo nas empresas participantes. A meta é quebrar o tabu de inacessibilidade desse mercado para os pequenos negócios.

“A moda é um segmento da economia criativa em que o Sebrae tem investido muito e traz oportunidades não apenas para pequenas empresas do segmento têxtil e confecção. O convênio com o In-Mod vai nos permitir aproximar os pequenos negócios também dos ramos de calçados e acessórios e com foco no mercado do design, o que é altamente inovador”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano acontece até a próxima terça-feira (24).

O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.

A estimativa, segundo a gerente de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches, é de que o projeto alcance cerca de 8 mil empresas de todo o país. “Queremos sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”, afirma.

O projeto é a concretização de uma intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam já nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.

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